terça-feira, 6 de maio de 2008

Partida Da Semana

A Importância de Estudar Partidas de Mestres

Uma Partida Jogada Por Mario Vaz

Palavras de Mario:

Caro amigo, lembra-se quando eu digo que devemos estudar as partidas dos Mestres, entender os lances e procurar aplicar os conhecimentos obtidos. Pois bem, veja a partida abaixo, que eu acabei de jogar na internet (site: www.kurnik.org), e comparem com a partida jogada por Colle e Delvaux em 1929. Seguindo o plano estratégico do Sistema Colle (pressão sobre a casa “e4”) acabei entrando na mesma variante da partida do mestre Colle. Logo, não tive que perder tempo procurando formular um plano, simplesmente segui o plano do mestre até o ponto que foi
possível, adaptando daí por diante. O meu adversário, diferentemente de Delvaux, não tomou o Cavalo (apos o lance 16.Nxe6), preferindo mover a Dama. Mas o resultado foi o mesmo obtido pr Delvaux – a derrota. Portanto, não esqueça: estude as partidas dos mestres e joguem com planos pré-fabricados!

Partida Jogada Por Edgar Colle




Partida Jogada Por Mario Vaz


2 comentários:

Mario Vaz Jr disse...

Fala sério Paulo, somente um amigo como você para postar uma partida minha em um blog de xadrez. Agradecimentos comovidos deste "grande capivara". Abraços,
Mario Vaz

Krikorsm disse...

Olá Paulo Henrique!

Já vi que você descobriu como faz para postar a partida.. hehe
de qualquer maneira, coloquei um manual no meu blog explicando passo-a-passo.
Legal a partida do Colle, bem instrutiva...
Abraço!

Krikor